Diretora do Ibope afirma que o eleitor brasileiro decide o voto cada vez mais tarde

0

Márcia Cavallari, diretora executiva do Ibope Inteligência, responsável por pesquisas de intenção de votos, afirmou que o eleitor brasileiro decide o voto cada vez mais tarde. De acordo com Márcia, por este motivo é que os últimos resultados do Ibope sobre as eleições 2018 para presidente foram diferentes dos números oficiais do primeiro turno.  A declaração foi dada em entrevista concedida à BBC News Brasil

“Muita gente fica falando que isso é desculpa dos institutos, mas isso é real. É só você entrevistar as pessoas na rua e perguntar quando elas decidiram o voto. Muita gente decidiu na última hora. Eu, por exemplo, decidi em quem ia votar para deputado e senador quando estava saindo de casa para votar. Os eleitores estão fazendo isso mesmo”, afirmou Márcia.

Ainda de acordo com a diretora, as redes sociais, e principalmente, do Whatsapp, contribuíram para a diferença entre as pesquisar de intenção de votos e o resultado oficial. “Isso também faz com que o eleitor possa mudar sua opinião instantaneamente. Então, é outro fator que contribui para explicar essas movimentações bruscas de última hora.”

Segundo Márcia Cavallari, as pesquisas não têm o papel de prever quem vai ganhar a eleição, mas sim de mostrar a situação do eleitor naquele momento. Para ela, as mudanças  são cada vez mais rápidas e deixam para trás os resultados das sondagens anteriores.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.